A idéia central é maximizar o valor do cliente e minimizar o desperdício. Simplesmente, magra significa criar mais valor para os clientes com menos recursos.
Uma organização enxuta entende o valor do cliente e concentra seus principais processos para continuamente aumentá-lo. O objetivo final é fornecer valor perfeito para o cliente através de um perfeito processo de criação de valor que tem zero de resíduos.
Para conseguir isso, o pensamento enxuto altera o foco da administração de otimizar tecnologias separadas, ativos e departamentos verticais para otimizar o fluxo de produtos e serviços por meio de fluxos de valor inteiros que fluem horizontalmente entre tecnologias, ativos e departamentos para os clientes.
A eliminação de resíduos ao longo de fluxos de valor inteiros, em vez de em pontos isolados, cria processos que requerem menos esforço humano, menos espaço, menos capital e menos tempo para produzir produtos e serviços a custos muito menores e com muito menos defeitos comparados com sistemas comerciais tradicionais . As empresas são capazes de responder aos desejos de mudança do cliente com alta variedade, alta qualidade, baixo custo e com tempos de processamento muito rápido. Além disso, o gerenciamento de informações se torna muito mais simples e preciso.
Lean para Produção e Serviços
Um equívoco popular é que magra é adequado apenas para a fabricação. Não é verdade. Lean aplica-se em todos os negócios e todos os processos. Não é uma tática ou um programa de redução de custos, mas uma maneira de pensar e agir para toda uma organização.
As empresas em todos os setores e serviços, incluindo os cuidados de saúde e os governos, estão usando princípios enxutos como a maneira como eles pensam e fazem. Muitas organizações optam por não usar a palavra lean, mas rotulam o que fazem como seu próprio sistema, como o Toyota Production System ou o Danaher Business System. Por quê? Para dirigir para casa o ponto que magra não é um programa ou programa de redução de custos de curto prazo, mas a forma como a empresa opera. A transformação da palavra ou a transformação magra são usadas frequentemente caracterizar uma companhia que move de uma maneira velha de pensar ao pensamento magro. Ela exige uma transformação completa sobre como uma empresa conduz negócios. Isso leva uma perspectiva de longo prazo e perseverança.
O termo "lean" foi inventado para descrever os negócios da Toyota durante o final da década de 1980 por uma equipe de pesquisa liderada por Jim Womack, Ph. D. No MIT International Motor Vehicle Program.
As características de uma organização enxuta e cadeia de suprimentos são descritas em Lean Thinking. Por Womack e Dan Jones, fundadores do Lean Enterprise Institute e da Lean Enterprise Academy (UK), respectivamente. Embora existam muitos livros muito bons sobre técnicas enxutas, Lean Thinking continua a ser um dos melhores recursos para compreender "o que é magro", porque descreve o processo de pensamento, os princípios fundamentais que devem guiar suas ações ao aplicar técnicas e ferramentas enxutas.
No comments:
Post a Comment